Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de junho de 2012


PROJETO RESGATANDO ATIVIDADES DE JOGOS E BRINCADEIRAS NA ESCOLA

JUSTIFICATIVA:
Pensando na saúde física, emocional e intelectual das crianças, resolvemos desenvolver este projeto, para resgatar os jogos e brincadeiras que eram realizadas nas aulas de recreação. Atualmente elas brincam de vídeo game, jogos eletrônicos, celulares, computadores e tablets,desconhecem e não se vê crianças participando de atividades tais como: varinha colada; betis, queimada, bolinha de gude, passa meu bom barqueiro, passa anel, boca de forno, pular corda e cirandas de roda, entre outras. Passam a maior parte do tempo em frente ao computador ou da televisão, sem sair do lugar tornando assim uma pessoa sedentária, sem estímulo para praticar atividades físicas saudáveis, tornando assim criativas e divertidas, pois desenvolvem o raciocínio lógico, coordenação motora ampla, percepção visual e auditiva, a linguagem, a socialização, a iniciativa e a autoestima, sendo capaz de enfrentar desafios e participar na construção de um mundo justo e melhor. E para que haja qualidade de vida, é necessário mudança de comportamento, novos valores, respeito pelo outro, solidariedade, saúde e disciplina.
OBJETIVOS
Possibilitar à criança uma vivência lúdica criativa e estimular o resgate de valores, socializar brincadeiras realizadas em aulas de recreação e a descoberta do prazer de brincar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Vivenciar, a partir de jogos e brincadeiras, laços de companheirismo e vínculos afetivos. Respeitar regras próprias para participação em um campeonato. _ Desenvolver a organização e autonomia para o trabalho individual, em dupla e em grupo. _ Documentar jogos e brincadeiras conhecidas pelas crianças.

CONTEÚDOS: _ Atividades que possibilitem a vivência de diferentes ritmos. _ Brinquedos cantados. _ Atividades com ou sem música. _ Jogos e brincadeiras relatadas por pais, avós ou pessoas mais velha da comunidade _ Brinquedo construído com material reciclável

AVALIAÇÃO:
A avaliação ocorrerá em todos os momentos através da observação, da participação dos alunos nas atividades propostas, interesse e também mudança de atitude quanto a incorporação de valores, grau de maturação e entusiasmo.
Maria Ramona e Maria Vanderlan